Santa Catarina expande corredor elétrico e impulsiona mobilidade sustentável |
10,2 toneladas de lixo são recolhidas em mutirão contra a Dengue
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Ação multissetorial envolveu equipes de saúde, segurança e órgãos públicos para conscientização e combate ao mosquito transmissor
No último sábado (6), a Prefeitura de Joinville promoveu mais uma edição do mutirão contra a dengue, desta vez concentrando esforços no bairro Boa Vista, um dos três bairros com maior número de casos confirmados de dengue e de focos do mosquito Aedes aegypti.
Durante toda a manhã, equipes e voluntários percorreram o bairro, realizando aproximadamente 1 mil visitas, das quais 880 foram residenciais, 78 em estabelecimentos comerciais, 21 em terrenos baldios e outras em locais diversos. Como resultado dessa mobilização, foram retiradas 10,2 toneladas de materiais, incluindo lixo e entulhos que poderiam acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Além disso, foram realizados tratamentos em depósitos fixos, como caixas de passagem e piscinas sem o tratamento adequado, em 88 imóveis. Também foram aplicados fumacês em 180 residências e inseticidas em dois ferros velhos, como parte das medidas de controle do vetor.
O gerente de Gestão Estratégica e Articulação da Rede em Saúde de Joinville, Anderson da Silva, destacou que os mutirões têm não só o objetivo de realizar procedimentos de combate à dengue, mas também de promover a conscientização da população. "É preciso que as pessoas entendam a gravidade da dengue e o seu papel no combate à doença. O Poder Público não consegue eliminar o mosquito sozinho, e cada um deve fazer a sua parte", alertou.
A ação multissetorial contou com a participação de diversas equipes, incluindo a Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, a Unidade Básica de Saúde da Família Bakhita, o Conselho Municipal da Saúde, a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, a Guarda Municipal, o Departamento de Trânsito, a Defesa Civil de Joinville e a Unidade Regional de Obras Leste. Além disso, contribuíram o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, o Grupo de Resgate em Montanhas, o 62º Batalhão de Infantaria, a Polícia Civil e a Polícia Militar.
Deixe seu comentário